quinta-feira, 29 de julho de 2010

This is a tasty burger!

Tá, começar o texto com um quote de um roteiro do Tarantino é meio cheap, mas não pude evitar... Mas necessito afirmar que não há comida melhor que um bom xis.

Não há nada, repito, NADA mais porto alegrense que cambalear pela Lima e Silva ou pela República de madrugada a procura de um xis "pra próxima viagem, pra suportar (ou) só pra dançar mais uma vez". (agradeço a banda cartolas pela citação).

Chegando na esquina da Lima e Silva com a República se encontram 2 locais já tradicionais, dois "Speed Lanches" (vulgo Speedão)(há um terceiro na lima e silva mais a frente).

Entrar nesse local emblemático já é uma experiência única por si só. Acostumado com locais decorados com madeiras e artigos predominantemente ligados a música naquelas ruas, o cidadão que adentra se depara com outro ambiente, o mais simples possível.

Falando português bem claro, o local é nojento, as condições higiênicas são quase desumanas e o preço cobrado pelo xis é quase de graça; 6,50 pelos mais tradicionais. Descrito por muitos como o melhor da cidade, o speedão é o único xis de Porto Alegre (e quando eu digo porto alegre eu digo do RS, e quando eu digo do RS eu digo do Brasil, e quando eu digo do Brasil eu digo do mundo... que fica em pé sem auxílio, um verdadeiro fenômeno (EDIT: segundo uma amiga minha existem "xises" em gravataí que também possuem essa característica impressionante).

Mesmo com condições deploráveis e preocupantes (se o consumidor não estiver absolutamente bêbado ou faminto) o speedão com certeza cumpre o seu papel na vida de cada frequentador do local: aniquilar com qualquer vestígio de fome.

See you in a bit,
AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário